top of page

Nosso Propósito

Pesquisa

Para que você inove, precisa pesquisar, precisa se aprimorar. Para isso e inevitável a busca pelo conhecimento, investigar acontecimentos, descobrir novos métodos, assumir risco de tentar e aumentar os nossos limites. Isso faz com que tenhamos ideias mais claras, tornando nossos projetos mais inteligentes, com a equipe sempre concentrada na qualidade e finalmente com nossos clientes mais felizes.

Espaços de saúde não podem ser pensados somente sob a ótica da edificação, ela deve ser pensada também sob o aspecto administrativo. Projetos de saúde “devem” ser sustentáveis sob o aspecto econômico. Não adianta a edificação ser bela e não ser sustentável financeiramente. A pesquisa constante sobre estes aspectos, é vista por nossa equipe como um ponto fundamental do projeto. A constante pesquisa sobre os aspectos de equilíbrio econômico/financeiro do empreendimento, faz com que o projeto seja próspero e autossustentável.

A maior parte de nossas pesquisas vem da prática, do nosso dia a dia dentro de todos os tipos de Ambientes de Saúde, trabalhando sempre em parceria com funcionários e profissionais que atuam diretamente dentro do ambiente, na administração, nos ambientes técnicos, nos apoios, sugando desses, informações que contribuem na qualidade do nosso projeto.

Outra etapa da qualidade e a composição de ideias dentro do ambiente do escritório, a soma de conhecimentos adquiridos, junto a novos, gera a todo momento um mundo novo em nossas mentes e o poder de cada vez mais melhorar o que estamos projetando.

Estamos falando também em tecnologia aplicada em projeto, a busca constante sobre novos programas, novas ferramentas, novas tecnologias, que possam nos dar condições de aprimorar o que aprendemos no dia a dia dentro dos espaços de saúde.

Espaço com Saúde

Saúde e muito mais do que bons hábitos alimentares, atividades físicas e prevenção de doenças. E saber também que o corpo depende da qualidade do nosso estado mental, emocional e espiritual. E isso interfere diretamente sobre o nosso cérebro na qualidade do ambiente que nos encontramos. O espaço físico interfere diretamente nessa qualidade de vida junto a todos os outros. Por isso a percepção dessas interferências nos faz buscar cada vez mais qualidade do espaço que projetamos, pois este interfere diretamente na vida do paciente – o bem-estar.

E saber que o nosso corpo nem sempre funciona com desejamos e as vezes nosso cérebro não responde corretamente a certos acontecimentos, por isso buscamos saúde. Quando isso acontece, e normal que tenhamos em mente algo que nos traga paz e calma.

Com esse intuito também, estamos sempre buscando a integração, projeto-natureza, trazer vida, mais luz, mais verde e mais alma para integração com os ambientes projetados. As pessoas quando envoltas desses elementos se tornam pessoas mais saudáveis do corpo, mente e espírito.

Lembrando que não é só em Hospitais que devemos buscar pela saúde. Saúde nasce de uma série de atitudes, de estilo de vida, de pessoas ativas que buscam não precisar desses espaços. Por isso buscamos projetar espaços, onde as pessoas possas cuidar da saúde, em ambientes mais felizes e saudáveis.  

Excelência no Projeto

Acreditamos que o trabalho em equipe seja mais produtivo e proativo. Cabeças pensando, sempre trará um resultado superior, por isso nossa equipe sempre teve a cultura da discussão de projetos, acreditamos que esse trabalho em equipe instigando sempre um ao outro sobre o pensar, testando modos, soluções e propriedades, transfere ao projeto uma qualidade singular.

Fica clara assim, a tradução no projeto da excelência, qualidade do desenho, no profissionalismo para o cliente e principalmente a qualidade da edificação. O que se traduz com o tempo, e que nossos projetos perduram sobre o aspecto da qualidade no tempo de uso.

Resilência

“Resiliência é a capacidade de se adaptar em situações difíceis ou de fontes significativas de estresse. Na prática, quer dizer que diante de uma adversidade, a pessoa utiliza sua força interior para se recuperar. Ela se abate e sofre como qualquer um, mas enxerga além dos problemas e, assim, consegue lidar com as situações de forma mais leve. Ou seja, pessoas resilientes não são livres de problemas, elas apenas os superam sem desmoronar. Essa capacidade ajuda a preservar a saúde mental – e a melhor parte é que pode ser desenvolvida e melhorada. É uma questão de bem-estar.” (Por Rui Brandão)

Resiliência tem muito a ver com edificações de saúde, onde a nossa Resiliência muitas vezes e testada ao extremo. Em locais projetados, planejados e organizados com respeito a Resiliência Humana, tem maior chance de resistir a traumas físicos e distúrbios externos. Edificações mais bem planejadas, podem passar por mudanças internas e continuar o seu trabalho, o que é comum em edificações de saúde. Estabelecer critérios que possam proteger a edificação de ruídos ou insolações por exemplo, melhora em muito a qualidade do ambiente.

As alterações climáticas de várias regiões, por vez, alteram drasticamente o comportamento e o uso desses ambientes. E esse poder de “Resiliência” da edificação deve ficar explicita no projetar. Pois assim criamos condições de termos mais saúde, o que nos torna mais Resilientes. Edificações com infraestrutura verde, sustentáveis e comodidades que deem apoio a saúde desses usuários.

Sustentabilidade

Para projetar uma edificação de saúde, temos que ter sempre em mente que não se trata de uma obra temporária (a não ser em casos especiais como pandemias). São prédios carregados de instalações, com várias interfaces de equipamentos, estrutura pesadas para suportar cargas, alto tráfego de materiais e pessoas, que funciona 24 horas e além de tudo isso temos o paciente, que é a nossa razão de existir.

Por isso tem que ser “Sustentável”, por se tratar de uma edificação de alto custo, incorporamos a resiliência, a capacidade de regeneração de ambientes, o bem-estar necessário, ao conjunto de ações que possam ajudar a proteger e preservar o ecossistema em que se insere a edificação. Assim utilizamos todos os recursos possíveis e que possam ser utilizados na estrutura para preservar, conservar e reutilizar os recursos do Planeta.

Imaginamos assim uma edificação de saúde como um organismo VIVO, que se encontra em constante movimento interno, que tem necessidades novas a todo momento, que respira, que pensa, que tem dificuldades para se manter integro, que precisa de reparos e que precisa de VIDA. Entendemos assim que a saúde humana e planetária está indissoluvelmente ligada, e que nossas edificações têm um grande impacto na vida desse ecossistema. Por isso o projetar tem que estar totalmente ligado a todas as formas de vida e recursos do nosso Planeta.

bottom of page